• BENGO ACOLHEU TERCEIRO ENCONTRO ANUAL DE FARMACOVIGILÂNCIA.


    Município do Dande

    O Auditório do Hospital Geral do Bengo Reverendo Pereira Inglês, localizado na localidade do Bucula, município do Dande, acolheu sexta-feira, 24 de Outubro de 2025, o Terceiro Encontro Anual de Farmacovigilância.

    O evento, promovido pela Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED), decorreu sob o lema:
    “Notificar Reações Adversas a Medicamentos e Fortalecer o Sistema de Saúde, garantindo Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade.”

    Segundo o Director-Geral da ARMED, Pombal Mayembe, o encontro teve como principal objectivo sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância de acompanhar continuamente os efeitos adversos que um medicamento pode provocar enquanto estiver em circulação.

    “A Farmacovigilância é uma actividade de saúde pública que visa monitorizar os medicamentos e outros produtos de saúde no mercado, com o objectivo de identificar, avaliar e prevenir os riscos do seu uso, promovendo a utilização racional e assegurando a sua qualidade”, destacou Pombal Mayembe.

    O encontro contou com a presença do Vice-Governador do Bengo, Edson Cruz, que representou a Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, na qualidade de anfitriã.

    Os trabalhos foram estruturados em quatro painéis temáticos, que abordaram temas relacionados com as Bases Legais para a Regulação da Actividade de Farmacovigilância; o Impacto da Farmacovigilância no Bem-estar dos Pacientes e na Saúde Pública; as Principais Acções para Minimizar os Riscos no Uso de Medicamentos e por fim a Importância da Colaboração, Comunicação e Formação Contínua a Nível Local, Regional, Nacional e Internacional.

    Na sua intervenção de boas-vindas, Edson Cruz agradeceu o Ministério da Saúde pelo convite e felicitou a ARMED e os parceiros pelo empenho, sublinhando que o encontro constitui um espaço vital para a partilha de experiências, conhecimentos técnicos e boas práticas em Farmacovigilância.

    O evento contou com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reunindo responsáveis e profissionais de saúde, representantes da Comissão Instaladora da Ordem dos Farmacêuticos de Angola, da Câmara dos Profissionais de Farmácia de Angola (OFA-CAPFA), parceiros do sector e convidados.