Sob liderança da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, as autoridades governamentais, Associações, Comissões de moradores e técnicos afectos ao censo, acompanharam via on line, Terça-feira, 18 de Setembro de 2024, no auditório General Foguetão, em Caxito, o anúncio da abertura oficial da fase de recolha de dados do censo geral da população e da habitação 2024, proferido pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
A referida fase arranca a meia noite do dia 19 de Setembro por todo país, no dito momento censitário, com início da recolha de dados dos casos especiais, em especial dos sem- abrigo.
O recolha vai durar 30 dias e irá decorrer em 164 municípios do país, dos quais 6 do Bengo e 562 comunas, entre elas 23 do Bengo.
O processo vai envolver em todo país cerca de 79000 agentes de campo, incluindo 1654 para o Bengo que vão percorrer cerca de 1300 secções censitárias que a província contém.
De referir que cada secção censitária engloba de 80 a 120 habitações.
No seu discurso, o Chefe da Casa Militar do Presidente da República destacou a inovação e novidade deste censo de 2024, que é totalmente digital, com uma maior margem de fiabilidade e eficiência.
No final da sessão a Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, reforçou o apelo de todos receberem os agentes censitários e prestarem informações verdadeiras.