• Bengo/ Apresentado E Discutido O Mapa Sanitário 2023 Da Província


    O Mapa Sanitário é um instrumento que permite aferir o estado sanitário de uma determinada localidade ou região no caso da província do Bengo, em termos de infra-estruturas, recursos humanos, meios hospitalares e os serviços prestados nas diversas especialidades.

    O Mapa serve igualmente como instrumento de planificação e suporte de gestão das autoridades sanitárias, na definição de prioridades em termos de construção de novas unidades sanitárias e a colocação de recursos humanos a nível de cada região.

    Para efeito, o Ministério da Saúde, através do Projecto de Fortalecimento do Sistema de Saúde (PFSS), em colaboração com sector da saúde no Bengo, realizou em 2023 o levantamento de dados que resultou na elaboração do Mapa Sanitário da Província. Para o seu melhoramento, o referido instrumento foi analisado e discutido no dia 27 de Setembro de 2024, num encontro realizado no Auditório General Foguetão em Caxito.

    Procedeu a abertura do evento, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba, o Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro.

    No seu discurso, o Vice-governador referiu que a Província conta actualmente com cerca de 116 unidades sanitárias, sendo 3 Hospitais Gerais e 6 municipais, 27 centros de saúde, 1 Centro Materno infantil e 79 Postos de Saúde, o que corresponde a 1.095 camas.

    O sector conta com uma força de trabalho de 2635 funcionários dos quais 193 Médicos Nacionais e 26 expatriados, entres eles 55 Médicos especialistas, 64 em formação especializada, 74 clínicos gerais, 1.364 Enfermeiros dos quais 2 Expatriados, 508 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, 322 Técnicos de Apoio Hospitalar e 222 Funcionários do Regime Geral, "disse".

    José Francisco Bartolomeu Pedro que na oportunidade reconheceu pelos dados apresentados, ainda há muito por se fazer, para atendermos a demanda que o sector apresenta, na prestação de melhores serviços de saúde às nossas populações, apelou a todos os presentes a participarem activamente durante a discussão do respectivo instrumento, para que, tenhamos uma compreensão exaustiva do estado real sanitário da nossa Província e propor mecanismos que visam melhorar a prestação do serviço de saúde às nossas populações, ressaltou.

    Participaram do encontro os administradores municipais, os Directores provinciais da saúde e do GEPE, Raul Domingos Golão e Belarmino Matos, a Gestora interina do PFSS, Izilda Neves, técnicos afectos ao Ministério da Saúde e aos Gabinetes Provinciais da saúde e de Estudos, Planeamento e Estatísticas, e responsáveis e técnicos da saúde dos seis municípios.