• BENGO/ APRESENTADO PONTO DE SITUAÇÃO DO SECTOR DA SAÚDE NA PROVÍNCIA


    5.ª Sessão Ordinária

    O ponto de situação do sector da saúde na província do Bengo foi apresentado pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde, Matondo Alexandre, durante a 5.ª Sessão Ordinária do Governo Provincial, realizada terça-feira, 27 de Maio de 2025, na sede do município de Bula Atumba. A sessão foi presidida pela Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

    Durante a apresentação, foi feita uma análise da situação da saúde na província, destacando-se algumas fragilidades, principalmente relacionadas à organização e aos recursos humanos. Entre os principais desafios estão a ausência de um plano operacional anual, a fuga de quadros, a baixa cobertura vacinal, entre outros.

    Por outro lado, foram também assinalados progressos significativos, como a reabilitação e construção de infra-estruturas de referência, com destaque para o Hospital Geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês.

    Os indicadores de saúde pública apontam para uma redução nos casos de algumas doenças endémicas, como a malária. No primeiro trimestre de 2024, foram registados cerca de 11 mil casos, ao passo que no mesmo período de 2025 houve uma redução significativa, com registo de aproximadamente 9 mil casos.

    A província também conseguiu controlar o surto de cólera. As estatísticas indicam uma redução drástica no número de casos desde Abril deste ano, com semanas em que não foram registados novos casos. No total, a província registou 2.989 casos e 113 óbitos.

    Durante a sessão, também foi apresentado o ponto de situação socioeconómica do município de Bula Atumba, e ainda o Balanço do Fim da Época Chuvosa, referente ao período de 15 de agosto de 2024 a 15 de maio de 2025. Nesse intervalo, cerca de 6.722 residências foram afectadas, assim como várias infraestruturas e equipamentos, incluindo lavras, ruas, escolas e mercados.

    Os membros do Governo foram ainda informados sobre o surgimento de elefantes nas áreas de cultivo do município do Quicunzo, tendo sido criada uma comissão para estudar as formas de contornar tal situação. Foram apresentadas igualmente as recomendações do 26.º Conselho Nacional da Família e os resultados da campanha de vacinação contra a raiva animal

    Após a sessão do Governo Provincial, a Governadora Maria Antónia Nelumba reuniu-se com as autoridades tradicionais do município de Bula Atumba.

    Durante o encontro, classificado como cordial pela governante, foram ouvidas várias preocupações levantadas pelas autoridades locais, incluindo questões como o fornecimento de energia elétrica, a representação das autoridades tradicionais nas estruturas provinciais e nacional, incluindo a Assembleia Nacional, questões remuneratórias e a preocupação de se construir uma escola média politécnica local, entre outras.