• Bengo/ Arrancou Processo De Transferências Sociais Monetárias Do Programa Kwenda No Município Do Ambriz


    No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social às famílias vulneráveis  denominado  KWENDA, o Vice- Governador para Sector Político, Social e Económico José Francisco Bartolomeu Pedro, nas vestes de Governador Interino, procedeu  Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024, na localidade do Musseque Congo,  Comuna Sede do Ambriz, ao lançamento do Processo  de  Transferências Sociais Monetárias no Município do Ambriz.

    Serão beneficiados 3.601 Agregados Familiares dos  4000 cadastrados neste município.Cada agregado receberá numa primeira fase 66,000 kwanzas, o que equivale a 6 parcelas mensais no valor de 11 mil kwanzas.

    Durante aproximadamente 15 dias, equipas de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários (ADECOS) e respectivos supervisores e outras entidades associadas ao processo irão percorrer casa a casa,  às três comunas do município, nomeadamente Ambriz sede, Bela Vista e Tabi.

    Através  deste Programa gizado pelo Executivo Angolano   e que iniciou em 2020, para apoiar as famílias mais carenciadas em todo país, no Bengo já foram pagos  13.479 agregados nos municípios do Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo.

    De acordo com o chefe  do FAS - Instituto de Desenvolvimento Local na província, Domingo Alexandre com a inclusão dos municípios do Ambriz e Pango Aluquém, até o final deste ano prevê-se pagar cerca de 19. 974 agregados familiares dos  26.907 Agregados já cadastrados em cinco  dos 6 municípios da província, dosquais Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.

    No seu discurso para o lançamento deste processo de transferências sociais monetárias, o Vice-governador, José Francisco Bartolomeu Pedro, apelou aos beneficiários do Programa Kwenda no Ambriz "a racionalizarem  bem os valores que vão receber, aplicando-os num pequeno negócio de formas a multiplicar e consequentemente melhorar a vossa condição social," disse.

    Relativamente ao Programa Kwenda, além desta componente de transferências Sociais monetárias, a província do Bengo conta com dois Centros de Acção Social Integrado- CASI, que é a materialização da segunda componente do Programa, circunscrita na municipalização da Acção Social.

    Testemunharam  o acto,  a Administradora Municipal Adjunta para Área Financeira do Ambriz, Gertrudes Paxe Gomes, Membros da referida Administração municipal, ADECOS e Supervisores de ADECOS, distintos convidados e população em geral.