Celebrado 15 de Janeiro
A província do Bengo assinalou, sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026, o Dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, celebrado anualmente a 15 de Janeiro em todo o país. A data é dedicada a homenagear e dignificar os heróis da luta armada de libertação nacional e da defesa da pátria, que culminou com a conquista da Independência Nacional e da liberdade do povo angolano.
O acto provincial da efeméride, celebrado este ano sob o lema “Dignificar o Antigo Combatente é Enaltecer os Ideais do Povo Angolano”, teve lugar nas instalações da Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), em Caxito, município do Dande.
A cerimónia foi orientada pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.
Na ocasião, a Delegada Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Isabel Casimiro Leitão Ribeiro, afirmou que a comemoração visa enaltecer e reconhecer publicamente o contributo inestimável dos antigos combatentes e veteranos da pátria na conquista da independência nacional, na preservação da soberania e na consolidação da paz, reforçando os valores do patriotismo, da unidade nacional e da cidadania, sobretudo junto da juventude e das novas gerações.
No seu discurso, o Vice-Governador destacou os esforços do Executivo angolano, apesar da actual conjuntura financeira, no sentido de dignificar os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Entre as medidas apontadas constam o aumento das pensões, a preparação do Cartão do Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, que permitirá a isenção do pagamento de bilhetes nos transportes públicos, bem como iniciativas voltadas para a alfabetização e melhoria das qualificações dos antigos combatentes e deficientes de guerra, assim como das suas famílias, em articulação com escolas, instituições públicas e privadas, centros de formação profissional e de emprego.
José Francisco Bartolomeu Pedro apelou ainda a todos os angolanos para que reflictam e se solidarizem com a causa e os feitos históricos protagonizados por esses valorosos filhos da pátria, que sacrificaram as suas vidas em prol da independência nacional.
No quadro da solidariedade com os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a Fundação Lwini associou-se às celebrações com uma delegação chefiada pela Chefe do Departamento de Projectos, Patrícia Ceita, tendo procedido à doação de cadeiras de rodas, canadianas, pares de meias, cobertores e tabuleiros de xadrez e dama.
O acto contou com a presença do Delegado Provincial da Caixa de Segurança Social das FAA, Coronel reformado Zacarias Catangoji, Membros do Governo Provincial, Administradores municipais e Adjuntos, Directores municipais da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e distintos convidados.