Dia da Mulher Africana
O Governo Provincial do Bengo, por via do seu Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, realizou nesta quinta-feira, 31 de Julho, na Fazenda Kizonga, no município da Barra do Dande, o Acto Provincial de Comemoração do dia da Mulher Africana e da Mulher Rural que foi prestigiado com a presença da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
O Dia da Mulher Africana, foi instituído pela Organização Pan-Africana das Mulheres (OPM) e é celebrado anualmente em 31 de Julho.
Ao apresentar os objectivos da actividade, a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Marcelina Matari, disse que o evento, realizou-se sob lema, "Empoderamento da Mulher no meio Rural, Mecanização e Invocação para a Transformação sustentável da Agricultura". Entretanto, serviu também para enfatizar o dia da Mulher Africana, na promoção da paz, e na preservação dos usos, costumes e tradições através da arte.
O discurso de abertura do acto, foi proferido pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Nelumba, que reafirmou que "a Província do Bengo, é potencialmente agrícola e a Mulher está na linha da frente".
A Governante, disse ainda, que o desafio do governo é certamente, contribuir para o fortalecimento do papel da Mulher, na elevação dos índices de productividade, na sua entrega constante para o manuseamento de máquinas agrícolas, bem como a transformação de produtos do campo e não só.
Participaram da actividade, o Administrador Municipal da Barra do Dande João Cristóvão, os Membros do Governo Provincial com destaque dos Administradores municipais e distintos convidados.