Complexo localizado no Bucula
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou neste sábado, 04 de Outubro de 2025, o Complexo Desportivo Paralímpico de Alto Rendimento José Armando Sayovo, em homenagem ao atleta símbolo nacional do desporto adaptado e referência mundial do atletismo paralímpico, detentor de inúmeras conquistas nacionais e internacionais.
Na sua galeria, Sayovo soma 48 medalhas em 22 internacionalizações, das quais 20 de ouro, 24 de prata e 4 de bronze, além de diversos recordes mundiais.
A infra-estrutura, cuja primeira pedra foi lançada em Julho de 2022, está localizada no Bucula, à cerca de 4 quilómetros da cidade de Caxito, capital da província do Bengo. O complexo, erguido pela empresa Kora e fiscalizada pela Soapro, custou ao erário público cerca de 70 milhões de dólares americanos e ocupa uma área de aproximadamente 15 hectares.
Com capacidade para albergar até 250 atletas, o centro dispõe de 68 dormitórios, além de um refeitório com 160 lugares.
O Centro Desportivo, destinado à preparação de alto rendimento de atletas paralímpicos, está equipado para a prática de várias modalidades, entre as quais, Futebol 11, Atletismo (com pista olímpica), Lançamentos (dardo, peso e martelo), Ténis, Natação (piscina olímpica de 59x25 metros), Pavilhão multiusos, preparado para Futsal, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Esgrima e Mão-ball.
Em declarações à imprensa, o Presidente João Lourenço manifestou “satisfação pelo dever cumprido, face a uma promessa feita três anos atrás”, acreditando que a infra-estrutura irá “permitir produzir outros Sayovo”. O Chefe do Executivo recomendou o melhor aproveitamento do complexo, apelando ao Ministério da Juventude e Desporto e ao Comité Paralímpico Nacional garantir a manutenção, durabilidade e promoção do equipamento, possibilitando a realização de competições nacionais e internacionais.
O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, destacou que o empreendimento é “um símbolo do compromisso do Executivo com a inclusão e o progresso no desporto”. Reafirmou ainda o empenho em trabalhar com o Comité Paralímpico Angolano para assegurar uma gestão eficaz do complexo.
Já a Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, expressou gratidão em nome da população, recordando outros empreendimentos de relevo promovidos pelo Presidente da República na província, como o Hospital Geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês, a Centralidade Teresa Afonso Gomes e a Estrada do Nambuangongo. Solicitou ainda a implementação de novos projectos sociais, como a segunda fase das infra-estruturas integradas de Caxito e a construção de 5 mil residências sociais para realojar famílias afectadas pelas chuvas de 2023/2025.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, Ministros de Estado, membros do Executivo, autoridades provinciais e convidados.