Gerou duzentos e setenta e seis postos de trabalho.
No âmbito das comemorações dos cinquenta anos da Independência Nacional, a província do Bengo ganhou quarta-feira, 28 de Maio do corrente, no município do Panguila, nas Instalações da Fazenda Filomena, o primeiro matadouro de frango de corte, Projecto denominado “ Frango da Banda” inaugurado pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
A unidade industrial construída num espaço de 5.5 hectares de área total, com oito naves para o abate de frango, surgiu em 2020, no âmbito da diversificação da economia e da produção de proteína animal com o “selo made in Angola “.
Numa primeira fase, poderá abater 240 mil aves por ciclo, contabilizando 1.900.000 frangos por ano, resultante de um investimento estrangeiro de dezessete milhões de euros e gerou duzentos e setenta e seis postos de trabalho, com apenas três estrangeiros.
Em entrevista a imprensa, a Governadora Maria Nelumba, disse ser um ganho para a província pois a infra-estrutra contribui para o aumento da empregabilidade e à diminuição da importação, expandindo paulatinamente a nível nacional a suficiência alimentar.
Por outro lado, a governante incentivou os empreendedores do Bengo a olharem para o Matadouro de Frango de Corte como uma oportunidade para iniciativa de negócio, revendendo os “Frangos da Banda “e seus derivados.
Participaram da actividade, o Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, o Director nacional da Indústria, Evaristo Baptista, a Administradora da AIPEX, Cláudia Pedro, a Administradora municipal do Panguila, Jorgina Domingos, membros do governo e outros convidados.