• BENGO / INAUGURADA FÁBRICA DE ALUMÍNIO DA HUATONG NA BARRA DO DANDE, COM A CRIAÇÃO DE MIL NOVOS POSTOS DE TRABALHO


    Localizada na Zona Franca de Desenvolvimento

    O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, a Fábrica de Alumínio da Huatong, localizada na Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande, no município da Barra do Dande, província do Bengo.

    A infra-estrutura resulta de um investimento privado no âmbito da cooperação Angola–China, avaliado, nesta primeira fase, em cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos, prevendo a criação de aproximadamente mil novos postos de trabalho, sobretudo para a juventude da província e do país em geral.

    Nesta fase inicial, a unidade industrial terá uma capacidade de produção anual de 120 mil toneladas de alumínio electrolítico, devendo gerar cerca de 300 milhões de dólares em receitas anuais, contribuindo de forma directa e significativa para o crescimento económico e industrial da província do Bengo e de Angola.

    No final da cerimónia de inauguração, em conferência de imprensa, o Presidente da República manifestou a sua satisfação com o empreendimento, sublinhando que o mesmo constitui um importante contributo para a diversificação da economia nacional e demonstra a capacidade do país em atrair investimento privado estrangeiro e não só, promovendo o consumo do produto nacional, o aumento das receitas fiscais, as exportações e a criação de mais postos de trabalho.

    “Com este investimento privado, é evidente que temos de sair daqui com um sorriso nos lábios, porque começamos a concretizar aquilo que pretendemos: atrair cada vez mais investimento privado, quer nacional quer estrangeiro. Começamos também a construir o caminho para diversificar e aumentar os produtos de exportação”, afirmou.

    Na ocasião, o Chefe de Estado abordou igualmente a importância estratégica da energia eléctrica para a atracção do investimento privado, a industrialização do país e a valorização dos municípios, destacando que o Projecto de Electrificação do Triângulo dos Dembos e Nambuangongo consta das prioridades do Executivo.

    Por sua vez, o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguens, manifestou o sentimento de dever cumprido, sublinhando que a fábrica ora inaugurada constitui um pilar importante do Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, estando alinhada com o Decreto Presidencial n.º 213/23, que estabelece o Regime Jurídico de Incentivo à Produção Nacional, com vista ao aumento da produção interna, à redução das importações e à diversificação das exportações.

    A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na sua mensagem de boas-vindas, não escondeu a satisfação pelo investimento, destacando que a presença do Presidente da República na cerimónia representa, de forma inequívoca, o engajamento do Executivo angolano na promoção da diversificação da economia nacional, através do incentivo à instalação de empreendimentos industriais e de outra natureza.

    A Governante referiu que, “nos últimos dois anos, a província do Bengo registou a instalação de dezenas de fábricas, nomeadamente nas zonas da Barra do Dande e Panguila, com a criação de cerca de 2.354 postos de trabalho, além de outros empreendimentos em fase de construção, com destaque para a Fábrica de Fertilizantes no Pólo Industrial das Mabubas, no Dande, cuja inauguração está prevista para este ano," referiu.

    Maria Antónia Nelumba salientou ainda que o Bengo afirma-se como um pólo estratégico de atracção de investimento estrangeiro, tendo firmado, nos últimos dois anos, acordos de geminação com a Região da Voivodina (República da Sérvia), Shandong (República Popular da China) e o Estado de Nasarawa (República Federal da Nigéria), reiterando contar com o contínuo apoio do Presidente da República e do Executivo para a concretização dos projectos em carteira para o desenvolvimento multifacético da província.

    O acto contou com a presença de membros do Executivo, do Embaixador da China em Angola, dos dois Vice-governadores provinciais, José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, deputados à Assembleia Nacional, Administradores municipais, Membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e distintos convidados.