Terá lugar no dia 4 de Fevereiro
O Vice-Governador da Província do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, procedeu, nesta quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, ao lançamento oficial da 14.ª edição da Meia Maratona Fuga para a Resistência, em conferência de imprensa realizada no auditório da Delegação Provincial de Finanças, na localidade da Açucareira, em Caxito.
A prova, considerada a segunda maior competição de atletismo do país, depois da São Silvestre, terá lugar no próximo 4 de Fevereiro, data que assinala o início da Luta de Libertação Nacional, inserida no quadro das celebrações da efeméride.
O evento é promovido pelo Governo da Província do Bengo, em parceria com a Federação Angolana de Atletismo, tendo como patrocinador oficial, na presente edição, o Grupo Tchaco.
Estão previstos cerca de 2.000 atletas, entre federados, que competirão nos 21 quilómetros, e amadores, nos 10 quilómetros, incluindo as categorias Paralímpicas T11 e T46. A organização prevê ainda a participação de 200 crianças, na classe infantil que competirão os 3 quilómetros.
Até ao momento, encontram-se já inscritos aproximadamente 1430 atletas adultos, do total previsto. Está confirmada a participação de atletas provenientes das províncias do Uíge, Zaire, Icolo e Bengo, Luanda, Cuanza-Norte, Benguela, Huambo e Huíla, bem como de países como a República Democrática do Congo e a República do Congo. Participarão igualmente atletas estrangeiros residentes em Angola, oriundos do Brasil, Portugal, França, Índia, entre outros.
No capítulo da premiação, todos os atletas receberão medalhas de participação. Na prova dos 21 quilómetros, serão premiados os cinco primeiros classificados; nos 10 quilómetros, os três primeiros, o mesmo número para as categorias T11 e T46.
As crianças, que disputarão a corrida de 3 quilómetros, serão premiadas do 1.º ao 10.º lugar, com material escolar.