Localizada na Biblioteca Municipal do Ambriz
O município do Ambriz, na província do Bengo, passou a contar com uma sala de audiências virtuais do Provedor de Justiça, inaugurada quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025, pelo Provedor de Justiça Adjunto, Aguinaldo Cristóvão.
A infra-estrutura, localizada na Biblioteca Municipal do Ambriz, foi inaugurada num acto prestigiado pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
Com esta inauguração, o Bengo torna-se a terceira província do país a dispor deste tipo de infra-estrutura tecnológica e digital de atendimento ao público do Provedor de Justiça, depois de Luanda e do Namibe. O projecto-piloto prevê abranger 12 das 21 províncias de Angola.
A implementação do novo serviço, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), permite aos cidadãos apresentarem inquietações e queixas à distância, de forma célere e com maior privacidade. O atendimento é feito mediante agendamento, através da plataforma digital do Provedor de Justiça, possibilitando interacção virtual e online com o Provedor ou o seu adjunto, a partir de qualquer local, utilizando dispositivos com acesso à internet, como telemóveis, smartphones ou computadores.
Segundo o Provedor de Justiça Adjunto, Aguinaldo Cristóvão, trata-se de um serviço inovador por integrar recursos tecnológicos que facilitam o acesso dos cidadãos, mesmo daqueles com poucos recursos financeiros. “Este é um serviço que permite que os cidadãos, mesmo sem meios, possam resolver situações que os afligem sem sair do seu município. Aqui mesmo no Ambriz poderão apresentar e ver resolvidas as suas preocupações através desta sala virtual”, afirmou.
A infra-estrutura visa reforçar a acessibilidade dos cidadãos ao Provedor de Justiça, proporcionando um atendimento gratuito, próximo e eficaz para apresentação de queixas relacionadas com a administração pública, bem como para a solicitação de esclarecimentos sobre matérias do interesse quotidiano que se enquadrem nas competências da instituição.
Para Aguinaldo Cristóvão, trata-se de um verdadeiro serviço público, que além de cumprir a sua função institucional, facilita o dia-a-dia do cidadão ao concentrar, num único espaço, múltiplos recursos e ferramentas de atendimento.
O responsável anunciou ainda que, brevemente, será inaugurada a sala virtual de audiências do Provedor de Justiça no município do Quibaxe.
Por sua vez, o Vice-Governador José Francisco Bartolomeu Pedro manifestou satisfação pela implementação da ferramenta na província, considerando-a de grande importância para a salvaguarda e o reforço dos direitos dos cidadãos. Na ocasião, apelou aos munícipes para um uso responsável da nova plataforma de interacção com o Provedor de Justiça.
O acto de inauguração contou com a presença do Administrador Municipal do Ambriz, António Francisco Tingão Mateus, anfitrião do evento, membros da administração local, do Provedor Provincial do Bengo, Martinho Ferreira, bem como de distintos convidados.