No quadro do Projeto de Melhoria dos Sistemas de Vigilância Regional de Doenças ( REDISSE IV- Angola) e o Programa Nacional " Uma só Saúde", o Governo de Angola está a realizar em todo país uma campanha de vacinação animal contra a raiva 2024, sob o lema" Animal Vacinado, Humano Protegido".
No Bengo o lançamento da referida campanha decorreu, terça-feira, 05 de Novembro de 2024, no largo 10 de Dezembro, em Caxito, município do Dande, num ato orientado pelo Chefe de Departamento da Agricultura, do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu Simão.
De acordo com a Chefe dos Serviços Provinciais de Veterinária, Ana Maria Fita, presente no acto, estão disponíveis 31 mil 625 doses da vacina, prevê-se vacinar na província, de forma gratuita mais de 10 mil animais entre cães, gatos e macacos, durante 9 dias, com o concurso de cerca 15 brigadas.
No município Dande, o mais populoso, são previstos 15 briga distas repartidos em 5 brigadas, na circunscrição serão montados para efeito, postos móveis entres eles a do largo 10 Dezembro, cine teatro Caxito.
No entanto existem na província três postos fixos de vacinação contra a raiva, nomeadamente a do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Serviços Provinciais de Veterinária em Caxito e do Panguila.
Durante o acto, o chefe de departamento da Agricultura do Gabinete Provincial da Agricultura Pecuária e Pescas, Eliseu Simão, referiu que a Raiva é uma doença letal, contagiosa, transmitida do animal contaminado para o homem, por intermédio de mordidas ou arranhaduras.
Devido a seu nível de letalidade de quase 100%, a doença é um problema de saúde pública e a única forma que temos para a combater é através da prevenção, isto é a vacinação, disse.
Desta feita, Eliseu Simão apelou os munícipes, a aderir massivamente à campanha de vacinação, levar os seus animais, cão, gato e macaco, para serem vacinados, sublinhou.
Tiveram também presentes neste ato de lançamento, o diretor municipal da Agricultura do Dande, Amaral Silvestre, em representação da Administração municipal do Dande, Domingos Lourenço, funcionários do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, das administrações municipal do Dande e comunal de Caxito, e dos serviços províncias de veterinário.