Actividade realizada na Assembleia Nacional
Sob o lema, Preservação do Meio Ambiente como Condição de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Ambiente (10.ª CTE) da Assembleia Nacional realizou terça-feira, 27 do corrente ano, a primeira conferência dedicada à reflexão e ao reforço de acções em prol da protecção ambiental.
A província do Bengo, fez-se representar pela Directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Bengo, Janice Muanamalongo.
A sessão de abertura foi orientada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que ao discursar, destacou o artigo 39.º da Constituição da República de Angola que consagra o direito de todos os cidadãos a viverem num ambiente sadio e não poluído.
Por sua vez, o presidente da 10.ª Comissão da Assembleia Nacional, Vigílio Tyova, durante a sua intervenção, disse que, a conferência visou sensibilizar deputados, funcionários parlamentares e a sociedade em geral sobre a importância da conservação e protecção ambiental, bem como reforçar a resposta nacional às alterações climáticas.
A conferência elegeu dois temas centrais para reflexão, “o papel do parlamento e a promoção de iniciativas na preservação ambiental", apresentado por Vladimir Russo, mestre em Educação Ambiental, e “o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas”, com a prelecção de Cecília Silva Bernardo, especialista em questões ambientais.
Participaram do evento, deputados, membros do governo, representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, especialistas ambientais, organizações da sociedade civil, funcionários parlamentares e estudantes universitários num apelo conjunto à acção e ao compromisso com a preservação ambiental como base do desenvolvimento humano e da justiça geracional.