Trinta e seis escolas na província do Bengo estão em fase de preparação para a inserção no "Sistema de escolas associadas” à Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Revelação do director do gabinete provincial da Educação, Manuel Fernando, a margem da cerimónia de abertura do terceiro Encontro Nacional das escolas associadas à UNESCO, realizada nesta Terça-feira, 5 de Outubro de 2021, no auditório general Foguetão, na Açucareira, município do Dande.
"A província do Bengo ao acolher este acto nacional vem dar resposta a necessidade premente de inscrever mais escolas. Há um conjunto de critérios que devem ser respeitados para garantir a efectivo participação das nossas escolas nessa associação. Um trabalho profundo se leva a cabo para encorajar as escolas a aderir a causa”- concluiu o responsável.
O encontro que decorre sob o lema "A Educação e a Cultura em Prol da Formação Integral do Indivíduo” com o objectivo de reflectir sobre as acções desenvolvidas e os resultados alcançados, durante dois dias, prevê discutir - no primeiro dia - temas como " Disposição legal do sistema de educação no fortalecimento da cultura”, "As TIC’s e os órgãos da comunicação social como ferramenta de fortalecimento da cultura” e "Participação da mulher e dos agentes educativos no fortalecimento da cultura”.
Em 2019, Angola aderiu a esse processo cujos critérios são essencialmente a concepção de projectos extra -escolares que estejam alinhados aos ideais da UNESCO e conta actualmente com 62 escolas associadas, das quais 46 em Luanda e uma no Bengo, no caso, o liceu Eiffel.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Agostinho da Silva, em representação da governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, disse que "…com foco na política educativa também como factor de fortalecimento da cultura, almejamos que do encontro resultem contribuições valiosas para o reforço do sistema educativo nacional”.
"Com este evento, espera-se partir para uma análise no campo da Educação e Cultura, seus desafios e perspectivas e saber até que ponto a formação de professores está orientada a contribuir sobre o tema, assim como perceber as implicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para o alcance deste fim que é a formação integral do indivíduo” - secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar, Pacheco Francisco em representação da ministra da Educação e presidente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, Luísa Grilo, quando procedia a abertura do evento.