• BENGO REALIZA FÓRUM PROVINCIAL DO TURISMO EM OUTUBRO


    Oitava Sessão do Conselho da Província

    No âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a província do Bengo realizará, nos dias 3 e 4 de Outubro de 2025, no município do Ambriz, o Fórum Provincial do Turismo.

    O Termo de Referência do evento foi apreciado durante a Oitava Sessão do Conselho da Província, realizada segunda-feira, 25 de Agosto, no Palácio do Governo, em Caxito, sob orientação da Governadora Maria Antónia Nelumba.

    O fórum tem como objectivo principal promover o diálogo e a valorização do empreendedorismo turístico como um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável da província. Estão previstas abordagens sobre o Turismo como Pilar da Economia Local;

    Financiamento para o Sector do Turismo e o Turismo Natural e Identitário.

    O evento incluirá ainda oficinas de inovação em serviços e produtos turísticos, bem como sessões de networking entre empreendedores e investidores.

    Durante a sessão, foi também apresentado o Termo de Referência do Carnaval Especial alusivo aos 50 anos da Independência Nacional, a realizar-se no dia 13 de Setembro, em Luanda, capital do país. A província do Bengo será representada pelo grupo União Dimatekeno de Nambuangongo, vencedor da edição 2025 do carnaval provincial.

    A delegação do Bengo contará com 150 participantes, incluindo responsáveis provinciais, integrantes do grupo carnavalesco e convidados.

    O Conselho apreciou ainda a proposta do Novo Estatuto Orgânico do Hospital Provincial do Bengo, que passará a denominar-se Hospital Geral de Caxito, com uma designação complementar a ser atribuída em homenagem a uma figura de destaque do ramo da medicina na província.

    A nova estrutura orgânica introduz a Direcção Pedagógica, que será responsável por todas as actividades relacionadas com a formação e capacitação da força de trabalho da unidade hospitalar.

    Na mesma sessão, os membros do Conselho foram ainda informados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar; o Prémio Nacional de Alfabetização; a Arrecadação de receitas referentes ao mês de Julho de 2025; o ponto de situação da preparação do Expo Bengo e a expansão dos serviços de justiça, com destaque para a emissão do Bilhete de Identidade e o registo de nascimento em todos os municípios da província.