• BENGO / REALIZADA ACÇÃO FORMATIVA PARA O NÚCLEO DA FUNDAÇÃO MULHER CONTRA O CANCRO DA MAMA


    A acção decorreu no Dande

    O Governo Provincial do Bengo, através dos Gabinetes Provinciais da Acção Social, Família e Igualdade do Género, e da Saúde, em colaboração com a Fundação Mulher Contra o Cancro da Mama, realizou, quarta-feira, 18 de Junho de 2025, uma acção formativa dirigida ao Núcleo de Acção e Apoio da referida Fundação no Bengo.

    O evento foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

    Segundo a Presidente da Fundação, Eulália Rocha, a acção formativa enquadra-se no Plano de Actividades de 2025 da instituição, com o objectivo de apresentar um guia prático de trabalho elaborado pela Fundação, bem como promover uma palestra orientadora destinada a capacitar os participantes. A formação visou preparar os membros do núcleo para actuarem junto das comunidades, disseminando informação sobre o cancro e contribuindo para a sua prevenção.

    A iniciativa tem como principais metas a capacitação dos membros do núcleo para o melhor desempenho das suas funções, a padronização das campanhas de prevenção realizadas pela Fundação a nível nacional e o aumento do envolvimento das comunidades nessas campanhas.

    A Palestra apresentada foi subordinada ao tema: "Doenças Oncológicas. Tratamento onco- específico", dissertado pelo médico cirurgião oncológico, Leonel Miguel Quiala, com mais de 20 anos de serviço.

    A margem da sessão, em declaração a imprensa, a Presidente do Núcleo do Bengo da Fundação, Joana Narciso, apresentou dados estatísticos referentes a acções de rastreio recentemente realizadas, indicando que foram examinadas 93 pessoas, das quais 28 testaram positivo, tendo 23 sido transferidas para o Instituto Angolano de Controlo do Câncer, em Luanda.

    No seu discurso de abertura, o Vice-Governador destacou que o cancro constitui um problema de saúde pública, apelando à conjugação de esforços para a sua prevenção, despertando e mantendo-se permanentemente a sociedade sensibilizada, promovendo a cultura do rastreio e do auto exame nas comunidades.

    Participaram da acção formativa os directores municipais da Saúde e da Acção Social, Família e Igualdade do Género, técnicos dos centros de saúde e hospitais de referência municipais, bem como representantes de associações da sociedade civil e dos partidos políticos.