Trata-se de Isabel Casimiro Leitão Ribeiro
A província do Bengo conta, desde sexta-feira, 24 de Outubro de 2025, com uma nova Delegada Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. Trata-se de Isabel Casimiro Leitão Ribeiro, de 43 anos de idade, que substitui no cargo Óscar Sabino Bangula.
A nova responsável foi apresentada oficialmente à província pelo Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha.
Numa primeira instância, Isabel Ribeiro foi apresentada ao Governo Provincial do Bengo, durante um encontro orientado pelo Vice-Governador José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.
Posteriormente, a nova Delegada reuniu-se com os funcionários do sector e com os representantes dos antigos combatentes na província, num ato de boas-vindas e de apresentação formal.
A nomeação de Isabel Ribeiro decorre do Novo Estatuto Orgânico do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em conformidade com o Decreto Presidencial n.º 160/25, que transforma os antigos Gabinetes Provinciais em Delegações Provinciais. Estas passam a estar sob subordinação plena — funcional e metodológica — do Ministério da Defesa Nacional, deixando de depender funcionalmente dos Governos Provinciais.
Isabel Casimiro Leitão Ribeiro é considerada “filha da casa”, com mais de dez anos de experiência no então Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, onde exerceu as funções de Chefe de Secção e, mais recentemente, de Chefe de Departamento. Agora, assume o desafio de liderar a Delegação Provincial do Bengo, dando continuidade ao trabalho em prol dos antigos combatentes e veteranos da pátria.