• BENGO: MUNICÍPIO DO NAMBUANGONGO ACOLHEU ABERTURA OFICIAL DO ANO AGRICOLA 2025/2026


    Acto provincial de abertura

    A localidade do Onzo, no município de Nambuangongo, acolheu terça-feira, 4 de Novembro de 2025, o acto provincial de abertura oficial da Campanha Agrícola 2025/2026. O evento foi presidido pela Governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.

    Para o presente ano agrícola, a província do Bengo contará com uma área cultivada de 171.692,2 hectares, prevendo-se uma produção de 1.493.000 toneladas de produtos diversos, nomeadamente mandioca, milho, batata-doce, feijão manteiga e macunde, ginguba, hortícolas e fruteiras, com destaque para a banana, o maracujá e o ananás.

    Para alcançar esta meta, a província conta, entre outros produtores, com o envolvimento da agricultura familiar, que integra cerca de 50 mil famílias.

    Na sua intervenção, a Governadora Maria Antónia Nelumba sublinhou a necessidade de reforçar e organizar as cooperativas agrícolas, de modo a facilitar o acesso ao apoio técnico e ao financiamento, tanto do FADA como de outras instituições bancárias, permitindo a aquisição de equipamentos, insumos e outros meios necessários ao aumento da produção.

    A Governadora reafirmou o apoio às escolas do campo, comprometendo-se a trabalhar para o seu aumento, por representarem um elemento vital para a formação de boas práticas agrícolas e o consequente crescimento da produtividade e rentabilidade. Destacou ainda a importância da transformação local dos produtos agrícolas, de forma a agregar mais valor, apelando à adesão ao Projecto “Transforma Aqui”, do Ministério da Indústria e Comércio.
    Maria Antónia Nelumba realçou que a grande meta do Executivo é alcançar a segurança alimentar e promover a exportação do excedente. A província do Bengo já exporta, além-fronteiras, banana, café, pitaia, manga, abacate e mamão.

    Na ocasião, a Governadora procedeu à entrega de sementes, insumos e outros meios agrícolas às cooperativas locais e visitou a escola do campo “Nkama Ngonga”, fundada em 2023, que está prestes a ascender ao terceiro ciclo.

    Recorde-se que a província do Bengo conta actualmente com 141 escolas do campo – 53 do primeiro ciclo, 87 do segundo e uma do terceiro ciclo –, das quais sete estão localizadas no município de Nambuangongo.

    O acto contou com a presença do Vice-governador, José Francisco Bartolomeu Pedro, Administradores municipais, membros do Governo Provincial e distintos convidados.