Como objectivo de garantir uma implementação do PNAE
O Governo Provincial do Bengo, por intermédio do Gabinete Provincial da Educação, realizou terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, no auditório General Foguetão, localizado na Açucareira, em Caxito, um workshop sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O evento foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.
De acordo com o Director Provincial da Educação, Manuel Fernandes “Kurizemba”, o workshop teve como objectivo garantir uma implementação do PNAE alinhada às normas que regem o programa, constantes do Decreto n.º 83/25, bem como capacitar os diferentes intervenientes, visando o aperfeiçoamento das suas competências técnicas nos domínios da planificação, execução, acompanhamento e avaliação do programa.
Na sua intervenção, o Vice-Governador José Francisco Bartolomeu Pedro recomendou aos participantes maior empenho durante o encontro, de modo a absorverem o máximo de conhecimentos e serem capazes de colocá-los em prática, tornando a execução do programa mais objectiva e profícua, com especial destaque para o componente nutricional.
Durante o workshop foram abordados temas relacionados com o quadro legal do programa, o seu enquadramento histórico, objectivos, orientações e estratégias de implementação, bem como os intervenientes, suas atribuições e responsabilidades.
Foram igualmente apresentados o quadro nutricional da Alimentação Escolar e os instrumentos de monitoria e de prestação de contas do programa.
Recorde-se que, numa primeira fase, sete municípios da província do Bengo foram abrangidos pelo PNAE, nomeadamente: Bula Atumba, Muxaluando, Pango Aluquém, Piri, Quibaxe, Quicunzo e Úcua.
O encontro contou com a participação de administradores municipais, administradores municipais adjuntos, directores municipais da Educação, Agricultura e Saúde, bem como outros quadros seniores das administrações municipais