A primeira fase da campanha nacional integrada de vacinação contra o sarampo, poliomielite, rubéola e vitamina A, lançada nesta segunda-feira, na localidade do Panguila, província do Bengo, vai imunizar um milhão 636 mil crianças menores de cinco anos de idade.
Nesta fase, a campanha está dirigida às províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Uíge e Zaire, onde se regista a circulação do vírus do sarampo.
Estão envolvidos 7.300 técnicos e voluntários, 216 supervisores distribuídos em 600 equipas móveis de vacinação.
A segunda fase vai abranger as restantes dez províncias do país que registam uma baixa de circulação do vírus, depois da realização das eleições gerais marcadas para 24 de Agosto próximo.
A segunda fase vai abranger as restantes dez províncias do país que registam uma baixa de circulação do vírus, depois da realização das eleições gerais marcadas para 24 de Agosto próximo.
No acto de lançamento, o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, disse que devido a pouca procura de vacinas de rotina nas unidades sanitárias, causada pela covid-19, o país tem verificado desde 2020 um aumento de crianças susceptíveis de contrair o sarampo.
Referiu que a imunização é uma das estratégias prioritárias para a redução da mortalidade infantil.
Segundo o responsável, pretende-se com a campanha consolidar os resultados positivos da eliminação do vírus da poliomielite que constitui uma ameaça de outros países da região africana e asiática.
O representante do UNICEF, Ivam Yerovi, apelou aos pais, pessoal de saúde, governos provinciais e administrações municipais a reforçar a planificação, formar parcerias e mobilizar recursos para implementar actividades de imunização e intervenção de nutrição de rotina, com o envolvimento das comunidades.
O vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, informou que este ano foram já identificados oito casos de sarampo no município do Dande.
A nível da província do Bengo, nas campanhas integradas de 2020 e 2021 foram vacinadas um total de 100 mil 788 crianças contra a pólio, 32.567 contra o sarampo e 12.920 foram administradas com a vitamina A.
Para a presente campanha, prevê-se vacinar nos seis municípios da província do Bengo (Dande, Ambriz, Dembos, Nambuangongo, Bula Atumba e Pango Aluquém) cerca de 78.215 crianças.
ANGOP