No âmbito do PRODESI e do programa de Fortalecimento de Capacidades de Agronegócio e Cadeias de Valor, foram identificadas no mês de Junho (numa acção formativa) como prioritárias para a província do Bengo as cadeias de valor da Mandioca, Milho e Banana, os constrangimentos existentes e algumas soluções estratégicas.
Em sequência, o ministério da Economia e Planeamento em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas (INAPEM), promove - através do gabinete provincial do Desenvolvimento Económico Integrado - um Workshop com duração de 5 dias, em Caxito, município do Dande.
A acção formativa "pretende capacitar os actores locais em matéria de agronegócio…” referiu Flaviano Capita, facilitador da FAO.
Parcerias público-privadas para o desenvolvimento da agronegócio e afirmação das 3 cadeias de valor prioritárias da província, são temas em abordagem, para "dar resposta aos problemas de produtividade, escoamento de produtos e não só”, acrescentou Flaviano Capita.
O workshop aborda também os modelos de agronegócio inclusivos com a finalidade de "ajudar os pequenos agricultores a sair da agricultura de subsistência para a agricultura de mercado”, salientou o facilitador da FAO.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva que, em representação da governadora provincial Mara Quiosa, procedeu a abertura do Workshop, augurou que o encontro "possa reforçar as capacidades técnicas e funcionais dos actores públicos e privados, para o alcance de bons resultados nas cadeias de valor prioritárias já identificadas”.