Acto de abertura do ano lectivo 2025/2026
As declarações foram proferidas pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, no acto de abertura do ano lectivo 2025/2026, nesta Segunda-feira 1 de Setembro, na Comuna Sede do Gombe, Município de Nambuangongo que decorreu sob lema, aprender com tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão.
A jornada da Governadora Maria Nelumba, começou com uma recepção eufórica da população, seguido de um encontro de cortesia com a Administradora Municipal de Nambuangongo, Deolinda João.
Maria Nelumba, acompanhada do Vice-governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro e dos Membros do Governo, procedeu à abertura do ano lectivo 2025/2026, onde anunciou que "os dados preliminares apontam para cento e cinquenta e oito mil, oitocentos e noventa e um alunos, foram matriculados em duzentas e cinquenta e oito instituições, no qual, duzentas e vinte e seis públicas, vinte e quatro privadas e oito público-privadas, com uma força de trabalho de cinco mil e quatrocentos e noventa e dois professores".
No seu discurso, a governante anunciou ainda, a criação dos complexos do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário dos municípios do Quicunzo, Úcua e Piri e felicitou os alunos que conquistaram as vitórias de campeões nacional em basquetebol masculino arrebataram duas medalhas de em atletismo na fase nacional dos jogos escolares.
Durante a sua estadia no Município, a Governadora Provincial, marchou com a população a favor da erradicação do analfabetismo e fez a entrega de cestas básicas, andarilhos e máquinas de costuras, bem como um grupo gerador de duzentos e cinquenta kVAs que irá reforçar o fornecimento de energia eléctrica, o que permitirá beneficiar com o grupo gerador já existente, cerca de mil famílias da Sede, Quimuana-Sala e Onzo.
No final da jornada, Maria Nelumba, visitou e entregou materiais hospitalares e uma motorizada cisterna ao centro médico do Município, bem como, reuniu com o Conselho de Auscultação Social e autoridades tradicionais.