• COMPLEXO DESPORTIVO PARALÍMPICO DO BENGO JOSÉ ARMANDO SAYOVO COM 95% DAS OBRAS CONCLUÍDAS PODERÁ SER INAUGURADO EM OUTUBRO


    Visita de constatação às obras do Complexo

    O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, acompanhado pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, realizou Sexta-feira, 5 de Setembro de 2025, uma visita de constatação às obras do Complexo Desportivo Paralímpico de Alto Rendimento do Bengo, que leva o nome do atleta José Armando Sayovo. A infra-estrutura está localizada na zona do Bucula, à cerca de quatro quilómetros de Caxito.

    De acordo com informações prestadas pela Soapro, empresa responsável pela fiscalização da obra, a empreitada já se encontra com uma execução física de aproximadamente 95%. Restam apenas alguns trabalhos de acabamento e instalação de equipamentos, com destaque para a cobertura da piscina olímpica.

    O Ministro Rui Falcão expressou a sua satisfação pelo avanço significativo da obra, destacando que o complexo está na fase conclusiva e deverá ser entregue já no próximo mês de Outubro. O governante orientou o empreiteiro e todas as equipas envolvidas a redobrar esforços para garantir o cumprimento deste prazo.

    A Governadora Maria Antónia Nelumba também manifestou a sua alegria com o progresso das obras, considerando o complexo como um grande ganho para o desporto não apenas na província, mas em todo o país. Segundo a dirigente, a infra-estrutura poderá transformar o Bengo na capital do desporto inclusivo em Angola.

    O Complexo Desportivo Paralímpico do Bengo está a ser construído numa área de cerca de 15 hectares e está avaliado em aproximadamente 70 milhões de dólares norte-americanos. Terá capacidade para albergar até 250 atletas, distribuídos por 68 dormitórios, além de um refeitório com 150 lugares.

    Em termos desportivos, o complexo está equipado para a prática de várias modalidades, incluindo o Futebol de 11, Atletismo de pista (com pista olímpica), lançamentos (dardo, peso e martelo), Ténis, Natação (com piscina olímpica de 50x25 metros), Pavilhão multidisciplinar preparado para o Futsal, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Hóquei em patins, Ténis de mesa, Esgrima e Goalball

    A infra-estrutura está desenhada para ser um verdadeiro catalisador do desporto adaptado em Angola, fomentando o surgimento de novos talentos e oferecendo melhores condições de preparação e competição para atletas com deficiência.

    A visita contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Paulo Madeira, do Vice-Governador do Bengo José Francisco Bartolomeu Pedro, de quadros seniores do Ministério da Juventude e Desportos, membros do Governo Provincial e parceiros do sector.