O Dia das Crianças celebra a infância, etapa marcante do desenvolvimento, em que se vive as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar, convivendo com os semelhantes e adultos no ambiente escolar.
No Bengo, o governo provincial continua a assumir a sua responsabilidade, de melhorar a condição de vida das crianças, executando diversas acções, nos mais diversos domínios, que asseguram maior rendimento para as famílias, através da implementação de projectos inseridos em programas como o PIIM, Combate a Pobreza, Kwenda, PAPE e PRODESI, entre outros.
A governadora Mara Quiosa assume que os desafios são imensos, "mas é gratificante fazer todo o esforço para levar um sorriso a cada criança, cumprindo com o nosso compromisso de providenciar mais serviços de saúde, educação e protecção social, com qualidade cada vez maior”.
"Isto acontece sempre que entregamos uma nova escola, um novo centro de saúde, mais professores e mais médicos à disposição das comunidades, sublinhou a responsável, quando se pronunciava esta Quarta-feira, no acto provincial de comemoração do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.
A responsável enfatizou também "a importância da defesa da criança, com principal incidência no combate ao trabalho infantil e outros tipos de violência contra menores”, sublinhando a necessidade das comunidades denunciarem tais comportamentos.
Foram mais de 400 os petizes dos 6 municípios da província, que representando as crianças do Bengo, festejaram a data no resort "Cais do Panguila”, sob o lema "Todos unidos pela protecção e desenvolvimento da criança”, em acto organizado pelo gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, no âmbito da Jornada da Criança, a decorrer de 1 a 30 de Junho.
Momentos de recreação, com poesia, dança, música, jogos e entrega de brindes aos pequenos, marcaram o clima festivo.