• DELEGAÇÃO DO INTERIOR REALIZA CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO


    Foram analisados diversos documentos

    A Delegação Provincial do Ministério do Interior no Bengo realizou, nos dias 22 e 23 de abril de 2025, em Caxito, o seu Conselho Consultivo Alargado.

    A sessão de abertura foi presidida pelo Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Polícia Nacional no Bengo, Comissário Delfim Kalulu Inácio, que, na ocasião, reconheceu o empenho dos órgãos do MININT na província.

    O dirigente destacou, entretanto, desafios persistentes, como a sinistralidade rodoviária, o combate à imigração ilegal e outras questões de segurança pública.

    Durante os dois dias de trabalho, serão analisados diversos documentos e feitos balanços setoriais, com destaque para o cumprimento das orientações emanadas no último Conselho, as atividades realizadas ao longo de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, bem como o estado actual da criminalidade na província e as estratégias de prevenção, investigação e combate.

    O encontro incluirá ainda a avaliação do Plano de Formação Contínua do Pessoal dos órgãos executivos do sector, a implementação do Decreto Presidencial n.º 36/24, de 26 de janeiro, sobre os Conselhos de Vigilância Comunitária, o processo de retirada de armas de guerra das empresas privadas de segurança e a sua substituição por armamento regulamentado.

    Também será analisada a situação médico-sanitária do efetivo, assim como as baixas e suas respectivas causas.

    O Conselho contará com momentos dedicados a palestras sobre a Lei Penal e o Código Processual Penal Militar, liderança corporativa e planeamento estratégico.

    O fórum irá ainda apreciar o estado do armamento e dos meios militares em uso pelos diferentes órgãos do MININT, a situação da migração estrangeira na província, e o funcionamento da oficina de artes e ofícios e da fábrica de ração animal em operação na Penitenciária do Caboxa.