• Deposição De Uma Coroa De Flores Marca Abertura Da Comemoração Do Dia Dos Mártires Da Repressão Colonial No Bengo.


    A 04 de Janeiro Angola comemora o Dia Dos Mártires da Repressão Colonial que tem sua origem o massacre da baixa de Cassange na Província de Malanje em 1961. Para saudar a data  o Governo Provincial do Bengo, através do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, procedeu  Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025, no Memorial aos Heróis da Pátria, na localidade de Açucareira, em Caxito.

    A abertura da jornada comemorativa da efeméride, com a deposição  de uma coroa de flores e uma visita guiada ao referido local, proporcionada para os antigos combatentes e veteranos da pátria. neste local que  simboliza a memória da repressão colonial no Bengo e a resistência dos angolanos nesta e desta região  ao colonialismo,  depositou a coroa de  flores, o Diretor Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria,  Oscar Bangula, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

    Participaram também do evento representantes da Direção Municipal dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Dande, da delegação Provincial Caixa de Segurança Social das FAA e convidados

    De referir que a Província do Bengo controla neste momento 4909 antigos combatentes e veteranos de Pátria.

    O Programa da  celebração da data prevê no dia 04 de Janeiro, no largo 10 de Dezembro, em Caxito, uma mesa redonda radiofónica, em colaboração com a emissora Provincial da RNA, a Rádio Bengo.

    Este ano, a efeméride está sendo celebrada sob lema: "Angola 50 anos, Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor".