Visita de trabalhos
Uma delegação de Deputados à Assembleia Nacional do Círculo Provincial do Bengo, sob liderança do Deputado Coordenador do Núcleo dos Deputados do Círculo Provincial do Bengo, João Mpilamosi Domingos, integrada pelos Deputados Moniz Alfredo, Moniz Dembo e Joel Pacheco, realizou nesta terça-feira, 27 de Janeiro, uma visita de trabalhos aos Órgãos de Comunicação Social públicas e privadas, e em unidades industriais da província, nos Municípios do Panguila e Barra do Dande.
No princípio da jornada, os Deputados foram recebidos no Palácio do governo, pela Governadora Provincial Maria Nelumba, acompanhada dos Vices-governadores para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas e do Sector Político, Social e Económico, Édson Cruz e José Francisco Bartolomeu Pedro, respectivamente e de membros do governo, seguido de um encontro onde foi apresentado em vídeo institucional, as acções realizadas pelo governo local, no exercício económico 2025/2026, bem como as perspectivas traçadas.
No sector da comunicação social, os parlamentares visitaram a Rádio Ecclésia de Caxito, Edições Novembro, ANGOP, Rádio Bengo e a TPA. Os Deputados, mantiveram encontros com as direcções e trabalhadores, abordaram temas ligados às condições de trabalho, ao papel estratégico da imprensa no fortalecimento da democracia e à necessidade de maior investimento em infra-estruturas e capacitação técnica, para assegurar uma informação mais responsável e de qualidade.
Já nas unidades industriais visitadas, nomeadamente as fábricas de cilício e de quartzo, bem como as de papelões e de peças de automóveis, a delegação constatou os níveis de produção, os desafios operacionais e o impacto das indústrias na criação de empregos e no desenvolvimento socioeconómico do Bengo.
Em entrevista á Imprensa, os Deputados João Mpilamosi e Joel Pacheco, foram unânimes em destacar a importância do sector produtivo para a diversificação da economia nacional e encorajaram os gestores a apostarem na inovação e no aumento da capacidade instalada.
No final, os Deputados reafirmaram o compromisso de levar as preocupações recolhidas às instâncias competentes sublinhando que visitas do género fortalecem a fiscalização parlamentar e aproximam os representantes do povo na casa das leis das com as instituições e comunidades locais.