• GALA DE CONFRATERNIZAÇÃO E FESTIVAL MUSICAL MARCAM AS CELEBRAÇÕES DO DIA DA PROVÍNCIA


    Momentos de celebração e união entre os munícipes.

    A província do Bengo celebrou, no dia 26 de Abril de 2025, o seu 45.º aniversário de fundação, ocorrida em 1980.

    As comemorações deste ano foram marcadas pela realização de gala de confraternização e de um festival músico -cultural, domingo, 27 de Abril, proporcionando momentos de celebração e união entre os munícipes.

    A gala de confraternização, realizada no aldeamento turístico Tweza, localizado na Açucareira, em Caxito, homenageou diversas personalidades que se destacaram pelo seu contributo ao desenvolvimento da província em diferentes áreas.

    Durante o evento, a Governadora Maria Antónia Nelumba, acompanhada do seu esposo Eduardo Nelumba, destacou várias conquistas alcançadas ao longo dos 45 anos, ressaltando avanços nos sectores social e económico, nos domínios da energia, água, educação e habitação.

    No sector da saúde, a província viu a construção de diversas infra -estruturas, como postos médicos, centros de saúde e hospitais de vários níveis, com destaque para o Hospital Geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês — uma unidade de nível 3, equipada com tecnologia de ponta para o atendimento médico especializado.

    Na educação, Bengo regista cerca de 145 mil alunos integrados no sistema de ensino, beneficiando-se de novos estabelecimentos escolares desde o ensino primário até ao ensino superior.
    Avanços importantes também foram verificados nos sectores da construção civil, energia, água, habitação, indústria transformadora e extractiva , além da agricultura — área em que Bengo se destaca como um dos principais produtores de banana do país.

    A província aposta fortemente na agricultura familiar, visando garantir a segurança alimentar da população.

    Em termos habitacionais, foram erguidas duas centralidades e entregues várias casas sociais em municípios como Nambuangongo, Ambriz e Muxaluando, no âmbito de projetos como o dos 200 fogos habitacionais.

    Recentemente, foi asfaltado o troço Onzo/Muxaluando, estrada do Nambuangongo Estrada Nacional 311 (EN-311), estando em curso as obras de asfaltagem do troço Onzo/Gombe.

    Paralelamente, decorre o projeto de electrificação do Triângulo dos Dembos, incluindo Nambuangongo, que será complementado por um projecto fotovoltaico para as comunas.

    A governadora Maria Antónia Nelumba reconheceu o grande potencial do Bengo e apelou aos munícipes e a todas as forças vivas da província para trabalharem juntos na transformação dessas potencialidades em riqueza real, capaz de garantir o bem-estar de todos os cidadãos, independentemente da sua filiação partidária, raça ou origem, reafirmando que a província pertence a todos.

    Após a gala de confraternização, as celebrações prosseguiram à noite na marginal da bacia de retenção de Caxito, com um espetáculo músico-cultural que reuniu artistas locais e nacionais.

    A energia contagiante entre palco e plateia marcou a festa, prestigiada pela presença da Governadora Maria Antónia Nelumba, do seu esposo Eduardo Nelumba, dos dois vice-governadores, José Francisco Bartolomeu Pedro e Edson Cruz, membros do governo provincial e convidados.