A Província do Bengo comemorou a 26 de Abril de 2024, o seu 44º aniversário desde que foi elevada a estatuto de província.
No âmbito das festividades em alusão ao aniversário da província, o Governo Provincial realizou segunda feira, 29 de Abril, uma gala com entidades dos variados sectores, representantes da sociedade civil que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento do Bengo.
A Governadora Maria Antónia Nelumba no seu discurso dirigido a província afirmou que são inegáveis os avanços alcançados em diversos sectores sociais e económicos.
"Foram construídas ao longo da província, escolas de diversos níveis, baixando de forma visível o número de crianças fora do sistema de ensino, hospitais de grande, média e pequena dimensão, centralidades e habitações sociais, estradas, pontes e sistemas de electrificação”, reiterou a governante.
Maria Nelumba, avaliou os ganhos que a província do Bengo teve ao longo dos quarenta e quatro anos de existência que se reflectem na construção de 314 unidades escolares, 116 unidades de sanitárias, construção de focos habitacionais, residências e casas sociais, construção de vias rodoviárias, unidades fabris, entre outras.
A Governadora aproveitou a ocasião para chamar o sector do empresariado nacional e estrangeiro a investir no Bengo, reforçando que a província apesar de ter o enorme potencial precisa do investimento privado para a transformação dos variados recursos em riqueza real.
Outro momento foi reservado para homenagens a individualidades que se destacaram nas distintas áreas com a entrega de diplomas de mérito.
Das individualidades, o representante da Petromar, o representante da Empresa Nutre Poupe (Levita), o Soba Leão, o Antigo Deputado Adão Neto, o Desportista João Sebastião Leite, Sadrac Evaristo, a Irmã Beatriz da Comunidade do Panguila e a Parteira Dona Luzia, foram algumas das que receberam a merecida homenagem.
Por outro lado, o evento serviu para apresentação, venda e sessão de autógrafo do livro "Yolela” de Vasco Capemba Zage, jovem vencedor da segunda edição do Prêmio Literário Ngandu, que recebeu o prémio das mãos da Governadora da Província, um check com o montante de 500 mil kz.
Por fim, os presentes cantaram os parabéns a província seguido do corte de bolo onde brindaram e testemunharam o lançamento de fogos de artifícios.