Culto Ecuménico de Acção de Graças
A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, participou sábado, 5 de Abril de 2025, no Culto Ecuménico de Acção de Graças organizado pelo Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), no Cine Teatro Caxito, no município do Dande, em celebração aos 23 anos de paz no país.
Sob o lema “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, a cerimônia foi presidida pelo representante do CICA no Bengo, Reverendo Afonso João Miguel, e contou com a pregação do Reverendo João Agostinho José, pastor da Igreja Pentecostal Maculusso no Bengo.
O sermão, fundamentado em Colossenses 3:12-17, destacou a importância de cultivar a humildade, o amor e o perdão como pilares para preservar e valorizar as conquistas alcançadas e construir um futuro melhor.
Na ocasião as igrejas transmitiram também uma mensagem de incentivo aos fiéis, ao Executivo e à sociedade em geral, exortando à manutenção da paz social e à adoção de atitudes e medidas que reduzam a sinistralidade rodoviária, problema que tem ceifado muitas vidas no país e na província.
No seu discurso, a Governadora Maria Antónia Nelumba agradeceu a presença de todas as entidades e ressaltou que o Dia da Paz é uma das datas mais importante para os angolanos, logo após o Dia da Independência Nacional.
Destacou os avanços nos sectores de educação, saúde, infra-estrutura, energia elétrica e não só, tendo ressaltado que a paz possibilitou o calar das armas, o reencontro de irmãos separados pelo conflito armado e a livre circulação de pessoas e bens em todo o território nacional.
A Governante que reconheceu existir ainda desafios para que todos angolanos possam viver com melhor dignidade e usufruir dos imensos recursos do pais, apelou à participação activa e contributo de todos, especialmente da juventude, para o desenvolvimento económico do país. Convidou cada cidadão a colocar a sua “pedra” no desenvolvimento nacional.
Por fim, destacou o papel fundamental e o contributo da Igreja para o alcance da paz, através de vigílias e orações constantes em prol deste bem de todos os angolanos.
A cerimónia que contou também com a presença do Vice Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, membros do governo e outros convidados, serviu ainda para sensibilizar os presentes sobre os cuidados necessários para conter o surto de cólera que afecta o pais e a província desde janeiro deste ano.