• GOVERNADORA MARIA ANTÓNIA NELUMBA RECEBE NOVOS MÉDICOS ESPECIALISTAS


    Médicos que concluíram a sua formação

    A Governadora da Província do Bengo, Maria Antónia Nelumba, recebeu terça-feira, 21 de Outubro de 2025, no Palácio do Governo, em Caxito, os médicos da província que concluíram recentemente a sua formação na especialidade de Medicina Geral e Familiar.

    A província conta agora com 11 novos especialistas neste importante ramo da saúde pública.

    Em clima de satisfação, a Governadora enalteceu o papel do Executivo Angolano pelo investimento contínuo na capacitação de recursos humanos no sector da saúde, destacando o impacto positivo para os serviços médicos na província.

    Maria Antónia Nelumba felicitou os novos especialistas pelo empenho e dedicação até alcançarem esse nível de formação. Estendeu ainda os agradecimentos à equipa de médicos e docentes – nacionais e expatriados, com destaque para os cubanos – que contribuíram para a realização da formação localmente, na província.

    O processo formativo teve início com o envolvimento do Hospital Provincial do Bengo, bem como dos hospitais municipais do Dande, Ambriz, Bula Atumba e Pango Aluquem. Ao longo de quatro anos de formação, os profissionais também realizaram um estágio de três meses no exterior, nomeadamente em Cuba, Brasil e Portugal – países com vasta experiência prática nesta especialidade médica.

    O encontro serviu também para a Governadora expressar reconhecimento ao sector da saúde pelo profissionalismo demonstrado no combate ao recente surto de cólera na província. Embora não haja registo de novos casos, Maria Antónia Nelumba apelou à manutenção da vigilância, agora reforçada com a integração dos novos especialistas.

    Na ocasião, o colectivo dos trabalhadores do sector da saúde transmitiu igualmente uma mensagem de agradecimento à Governadora, enaltecendo o seu compromisso, dedicação e atenção especial ao desenvolvimento do sector na província.

    Estiveram presentes na cerimónia o Vice-Governador Edson Cruz, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Matondo Alexandre e outras entidades do governo provincial.