• Governadora Maria Antónia Nelumba Presta Solidariedade Aos Sinistrados Do Transbordo Do Rio Dande Nos Bairros Caboxa E Bula


    Desde as primeiras horas do dia 04 de Janeiro de 2024, verificou-se o transbordo do rio Dande em consequência da abertura de duas comportas do Aproveitamento Hidroeléctrica das Mabubas afim de desafogar o alburfeira da referida infra-estrutura, causando enchentes nos bairros reberinhos do Caboxa e Bula, na Comuna das Mabubas, situados nas a proximidades da Cidade de Caxito.

    A governadora provincial Maria Antónia Nelumba depois de constatar a situação no primeiro dia, voltou no terreno na manhã de Sexta-feira, 05 de Janeiro, para reavaliar de perto a situação, constatar as condições de acolhimento no local de concentração dos sinistrados, e lhes prestar a sua solidariedade.

    Nesta visita de campo Maria Antónia Nelumba chegou até a Zona do Magistério Kimamuenho e do Instituto Superior Politécnico do Bengo afectados também pelo transbordo.

    Na sequência a Governadora visitou o local onde estão concentrados os sinistrados, em Caxito, enquanto aguardam a possível transferência para o bairro 25 de Dezembro, nas Mabubas.

    De acordo com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, foram até o momento cerca 200 residências destruídas, 600 famílias afectadas das quais aproximadamente 200 concertadas no local de acolhimento.

    A estes munícipes a governadora transmitiu uma palavra de reconforto e de esperança, tendo garantindo o apoio do governo provincial para reverter a situação.

    A governante apelou na ocasião, o envidar de esforços de todos, incluindo da sociedade civil, e também dos sinistrados, para que sejam garantidas condições mínimas neste local, nomeadamente de higiene e segurança alimentar, sobretudo para as crianças, e igualmente permitir uma rápida transferência num local mais seguro.

    No final da visita a governadora Maria Antónia Nelumba, reuniu-se na sede do Governo Provincial, com a equipa de emergência para efeito.