No quadro da governação de proximidade, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba visitou Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, a comuna da Barra do Dande, município do Dande.
Nesta localidade, Maria Antónia Nelumba esteve nas instalações da Administração comunal e auscultou os quadros da referida instituição sobre as condições de trabalho e as suas necessidades.
No mesmo local, a governante ouviu também os membros da comissão de moradores da sede da comuna e as autoridades tradicionais, representantes da circunscrição e de bairros locais.
Entre as principais questões levantadas pelos funcionários da administração, figuraram entre outras, a melhoria das condições de trabalho, desde a reabilitação do edifício, transporte da apoio e transportes públicos. Por seu lado , os moradores solicitam a criação da capitania local para os pescadores deixarem de depender de Luanda e Zaire e a melhoria da estrada principal que apresenta sinais de enorme degradação.
Elencaram ainda questões relacionadas com a água potável, educação, a situação dos antigos combatentes que não recebem as suas pensões, a remuneração das autoridades tradicionais e o loteamento de terrenos para a auto construção dirigida.
Depois da administração comunal, Maria Antónia Nelumba e comitiva caminhou alguns metros até ao Hospital Geral da Barra do Dande, onde visitou várias dependências e ouviu também os funcionários daquela instituição hospitalar.
A unidade sanitária com cerca de 260 funcionários actualmente, carece de mais força de trabalho, de aproximadamente 200 novos trabalhadores, entre pessoal clínico, pessoal de apoio e administrativo. A unidade precisa de uma nova ambulância,Os funcionários da referida Instituição, colocaram também a questão do transporte para os trabalhadores.
Na sequência da visita, já na vila da Barra do Dande, no âmbito do turismo na localidade, a Governadora visitou uma unidade hoteleira, "o Aldeamento Turistico Pasárgada”.
A última etapa da visita foi na localidade dos Libongo, concretamente no bairro Bondo onde a Governadora conversou e ouviu as preocupações desta comunidade e outras vizinhas.
No encontro foi igualmente apresentada e ouvida, a empresa Costa Blanca”, instalada na localidade, que, no âmbito da responsabilidade social , vai colocar energia e água na localidade. A administração do Dande vai encarregar-se em parceria com a referida empresa na construção de salas de aula anexas, reabilitação da residência dos professores e conclusão da comissão de moradores .
Na ocasião, a Governadora entregou alguns bens de primeira necessidade e algumas folhas de chapas de zinco a referida comunidade, acompanharam a Governadora, o Vice-Governador para Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, o administrador do Dande , Domingos Lourenço ,membros do Governo Provincial e do executivo municipal.