• Governadora Nelumba Termina Visita Percorrendo Instituições Culturais


    O último e terceiro dia da visita da Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba foi marcado por visitas a instituições culturais e de ensino .

    A Província Autônoma de Voyvodina foi durante os séculos passados palco de disputa entre vários impérios, nomeadamente o Austro-Húngaro, Turco e Otomano . As grandes e sangrentas batalhas ocorreram para a conquista de um forte ( castelo), propositadamente construído para impedir que um ou outro império dominasse o território.

    Este forte, hoje constituído Museu , recebeu a visita da Governadora Nelumba e comitiva que tomou conhecimento pormenorizado da história da região . Armamentos, indumentária, mobiliário e outros utensílios utilizados  na época encontram-se aí expostos.

    Posteriormente a comitiva, acompanhada pelo Ministro Conselheiro da  Embaixada de Angola na Sérvia, Albino Carlos,  visitou um largo espaço religioso onde estão implantadas as principais e imponentes igrejas da religião Ortodoxa, a principal na região de Voyvodina e do resto do país . Ainda na mesma área foi visitada uma escola secundária que ministra cursos em vários idiomas.

    Por fim, a visita estendeu-se a uma zona vinícola ligada a Faculdade da Agricultura. No local a comitiva teve a oportunidade de degustar os vários vinhos aí produzidos, Terminou assim a visita da Governadora Maria Antónia Nelmba a Província de Voyvodina, República da Sérvia, dominada pelo reforço da cooperação entre as duas províncias . Nas próximas semanas será constituída uma Comissão Mista para pôr em Prática as intenções manifestadas.

    Integraram a delegação do Bengo o Director do Gabinete de Desenvolvimento Econômico Integrado, Pedro Katendy, o Director do Gabinete Jurídico, António Monteiro, o Director do Gabinete de Educação, Manuel Fernando e o Director do Gabinete de Comunicação Social, Francisco Alexandre.