O Governo Provincial do Bengo reuniu segunda-feira, 29 de Abril de 2024, na sede do governo, em Caxito, na sua Quarta Sessão Ordinária, presidida pela Governadora da Província, Maria Antónia Nelumba.
Na sessão o governo apreciou e aprovou a proposta da carga horária dos professores a nível da província, que tem como objectivo avaliar o grau de organização administrativa pedagógica do processo do docente educativo em todas as escolas no Bengo.
Neste mesmo ponto da agenda, os membros do governo tomaram conhecimento que o índice elevado de natalidade da província tem provocado cada vez mais o alto nível de crianças fora do sistema de ensino, bem como o aglomerado número de alunos dentro da sala de aula, que tem gerado baixo rendimento escolar.
A Governadora Maria Nelumba, mostrou-se preocupada com esse fenómeno e recomendou aos Administradores Municipais a fazerem um rastreio das localidades com essa problemática, afim de incluir no próximo orçamento participativo a construção de novas escolas e ampliação das existentes.
Maria Nelumba apelou também ao Gabinete Provincial da Saúde a realizar nas zonas mais recônditas de todos os municípios, palestras relacionadas a temática do planeamento familiar.
Foi igualmente apreciada a proposta do projecto de ampliação e reabilitação dos cemitérios do Quicabo e Sassa Cária, na qual se aprovou a proposta de pagamento dos serviços fúnebres para arrecadação de receita para a materialização do projecto.
Os membros do governo foram informados sobre o balanço de arrecadação de receitas do mês de Março, o grau de cumprimento para a elaboração dos planos de gestão de resíduos hospitalares e serviços de saúde, sobre o segundo conselho consultivo do Ministério do Ambiente e da realização da quinta feira de campo o município dos Dembos.