• Já Se Faz Registo Eleitoral Oficioso No Bengo


    O lançamento deste processo na província do Bengo teve lugar , Quinta-feira, 23 de Setembro, na Administração Municipal do Dande, em Caxito, num acto que coincidiu com a inauguração do Balcão Único de Atendimento Público (BUAP) do referido município, a funcionar nas instalações desta administração.

    Também nesta data foi aberto o BUAP do município do Ambriz e iniciado o processo de registo naquela circunscrição.

    A governadora provincial Mara Quiosa, que presidiu o acto em Caxito, sublinhou que o Registo Eleitoral oficioso representa um passo determinante e indispensável para a realização das eleições em 2022, tendo apelado ao engajamento de todos na divulgação e mobilização, para que ninguém fique de fora desta dinâmica eleitoral.

    O administrador municipal do Dande, Cândido Cadifete, assegurou aos munícipes da circunscrição que dirige que já podem proceder ao seu registo no BUAP, de forma organizada e ordeira.

    O Registo Eleitoral oficioso é feito de forma presencial junto dos BUAPs, resultando na emissão do Cartão de Munícipe, que vem também substituir os actuais atestados de residência.

    Nas zonas de difícil acesso e onde não existam os serviços de emissão do Bilhete de Identidade, será feita excepcionalmente a emissão de Cartão Eleitoral para os cidadãos nascidos entre 1998 e 2004.

    A directora do Gabinete provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Elisabeth Lima informou que a implementação dos BUAPs é faseada, seguindo-se depois do Ambriz e Dande nos restantes 4 municípios (Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém) e finalmente nas sedes comunais.

    Na ocasião Mara Quiosa procedeu a entrega de uma viatura para o apoio do BUAP do Dande.

    Participaram do acto deputados a Assembleia Nacional, representantes dos Partidos políticos com assento parlamentar, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil, entidades religiosas, membros do Governo Provincial e da Administração Municipal do Dande.