• Kwenda Cadastra Mais De Mil Pessoas Vulneráveis Nos Dembos


    O processo está já na fase de consolidação e triagem para se apurar as pessoas vulneráveis sem fonte de sustento.

    Nesta fase, a província do Bengo prevê abranger 6.560 famílias, sendo o município dos Dembos o único contemplado no programa Kwenda.

    Os dados foram divulgados pelo administrador municipal dos Dembos, Fonseca Miguel Canga, que falava no final da visita da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.

    A propósito, a ministra Faustina Alves garantiu que os beneficiários apurados nesta localidade começam a receber o apoio este ano.

    Para o êxito deste programa, o Fundo de Apoio Social (FAS) vai reabilitar, no município dos Dembos, as futuras instalações do Centro de Acção Social Integrado (CASI), que vai prestar serviços de atendimento e acompanhamento das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

    Durante a visita à província do Bengo, a governante procedeu também a entrega de cerca de dez toneladas de bens diversos.

    Destes, constam arroz, fuba de milho e de mandioca, massa alimentar, óleo vegetal, cadeiras de rodas, triciclos manuais, bicicletas muletas, canadianas, andarilhos, rádios à energia solar, balão de fardo e sabão azul.

    Em 2020 o programa Kwenda atingiu mais de 300 famílias que já começaram a beneficiar dos valores monetários (8.500 kwanzas mês).

    O Kwenda é um projecto desenhado pelo Executivo que visa a transferência de uma renda mensal fixa, no valor de 8.500 kwanzas para as pessoas vulneráveis, estimular a produção agrícola e as trocas comerciais nas zonas rurais.

    O município dos Dembos tem uma população estimada em 30.058 habitantes.