• Lançado O Plano De Promoção Da Empregabilidade No Bengo


    Cento e sete jovens entre os quais portadores de deficiência, beneficiaram de kits de auto-emprego e micro-crédito, Quinta-feira, 15 de Julho, em Caxito, município do Dande, durante o acto de lançamento oficial do Plano de Promoção da Empregabilidade (PAPE) na província do Bengo.

    Entre os beneficiários, 65 jovens são do município do Dande e 20 do Ambriz enquanto 17 do Dande e 5 do Ambriz conquistaram micro-crédito por via do Banco Sol.

    Durante o acto, foram também firmados protocolos com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) que garantem a realização de estágios profissionais dos técnicos saídos do Instituto Médio Politécnico de Caxito e do Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA).

    "...devemos lutar, sacrificar, empenhar e acreditar sobretudo porque o fomento do emprego depende do crescimento da economia. Devemos olhar para a empregabilidade como elemento essencial no combate a pobreza e da inclusão social. O PAPE que tem como meta a criação de 83.500 empregos, promoveu já 783 postos de trabalho no Bengo enquanto 15.556 foram criados em todo país.. " - assegurou a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

    A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa que testemunhou o acto considerou imensuráveis os ganhos produzidos pelo PAPE, encorajando o MAPTSS a dar continuidade ao projecto, que deve ter como aliado o sector privado da economia e aos jovens pediu resiliência e perseverança.