• Lançada No Bengo Campanha De Desparasitação De Crianças Em Idade Escolar


    A campanha prevê desparasitar no período entre 22 a 27 de Fevereiro 158.896 alunos, distribuídos em 285 escolas da província do Bengo, com idades compreendidas entre os 5 e 15 anos.

    Serão administrados 299.758 comprimidos de praziquantel (nos seis municípios) e 61.248 do albendanzol (em quatro municípios, menos Ambriz e Dande).

    O acto de lançamento decorreu, Segunda-feira, 22 de Fevereiro, no complexo escolar 301, em Caxito, município do Dande, presidido pela Directora da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Felisberta da Costa, em representação da Governadora provincial, Mara Quiosa.

    Felisberta da Costa apelou a junção de esforços de todos os intervenientes (administrações municipais, comunais e comissões de moradores, encarregados de educação, pessoal da saúde e professores) para garantir o êxito deste processo e a saúde das crianças, tendo recomendado o empenho redobrado dos professores e a máxima colaboração dos encarregados de educação pela sua responsabilidade acrescida nesta tarefa.

    Sob o Lema " Para Garantir um bom futuro de Angola, temos de nos mobilizar para a desparasitação de todos as crianças dos 5 aos 15 anos de idade”, a campanha tem apoio (técnico, logístico e financeiro) da ONG "Mentor Initiative”, sedeada em Inglaterra.

    O acto contou com a presença do administrador municipal adjunto do Dande para Área Social, Domingos Mateus Velho João (em representação do administrador municipal), do director do gabinete provincial da Educação, Manuel Fernando, da representante da Secção de Controlo Nacional das Doenças Tropicais Negligenciadas (SCNDTN) do ministério da Saúde, Rilda Epifânia, do representante da ONG "Mentor Initiative”, Nelson Kinavuidi, do chefe de departamento de saúde pública do gabinete provincial da saúde, António Malembani (em representação do director interino do gabinete da saúde) e de encarregados de educação.