O lançamento aconteceu hoje, Segunda-feira, 8 de Fevereiro, na emissora provincial da RNA (Rádio Bengo), em Caxito, pelo director do gabinete de Comunicação Social, do governo provincial do Bengo, Mário Silva, na qualidade de representante do promotor do Prémio.
A anteceder a apresentação pública, os 7 membros do júri realizaram a sua primeira reunião, que ditou a eleição como presidente do Padre Simão Mfinda Wankunku, chanceler da Câmara Eclesiástica da Diocese de Caxito
O PCA da Caxito Rega, João Mpilamossi Domingos e o delegado provincial das Finanças, Isaac João Feitia Xiquita, completam as três entidades representantes da sociedade civil, convidadas pelo promotor do prémio (alínea b do artigo 12º do regulamento do prémio).
Fazem igualmente parte do corpo de jurado da presente edição os jornalistas Mário Álvaro dos Santos Lobato (Rádio Bengo), Mário da Conceição João Francisco (Delegação provincial da Angop), Alfredo António Adão Ferreira (Centro Editorial das Edições Novembro, EP) e o assistente administrativo Bernardo António Gonçalves (Direcção provincial TPA).
O júri constituído foi também apresentado aos órgãos de comunicação social.
Mário Silva exortou os jurados a "primarem pelo rigor, imparcialidade e isenção, e convidou os potenciais candidatos a pautarem pela qualidade e não quantidade”.
Está aberto o período de entrega e recepção de trabalhos ao concurso, que se estende até ao dia 8 de Março do presente ano.
O valor do prémio é de 1 milhão e 500 mil Kwanzas, a razão de 500 mil por categoria em concurso, nomeadamente as categorias de Televisão, Imprensa e de Rádio.
Está disponível também um valor total de 600 Mil kwanzas para premiar seis menções honrosas para matérias em torno de "boas práticas no meio rural, na actividade agrícola ou pecuária, no empreendedorismo juvenil, harmonia familiar, gestão do pequeno negócio e educação jurídica”.