O interesse na importação de madeira proveniente da Província do Bengo foi manifestado por empresários da Província Autónoma de Voivodina (República da Sérvia), no decorrer do Fórum de Negócios organizado Quarta-feira, 2 de Março de 2022, pela Câmara local do Comércio e Indústria, instituição fundada em 1919.
O certame fez parte do programa da visita a Voivodina de uma delegação do Governo Provincial do Bengo, no decurso da qual desenvolve vários contactos, para estreitar as relações de amizade, no quadro da cooperação descentralizada, que deverá culminar com a assinatura, brevemente, de um Acordo de Geminação.
A promoção de trocas comerciais, em particular a exportação de frutos tropicais produzidos no Bengo, como a banana, manga, papaia e pitaya, por exemplo, foi um dos temas abordados no referido fórum, onde também foi manifestado o interesse em pedras ornamentais de Angola e no fornecimento de diversos bens e serviços.
Vinhos sérvios de alta qualidade deverão igualmente passar a estar disponíveis no mercado angolano, numa parceria entre empresários do Bengo e de Voivodina.
No decurso de um encontro da Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, com os responsáveis da Feira da cidade de Novi Sad (com um histórico de 100 anos) foi confirmada a presença de empresários sérvios na FILDA 2022, assim como formulado um convite para a presença angolana na Feira Internacional de Turismo, em Voivodina, no final deste mês de Março.
A jornada prosseguiu com uma visita à cidade turística antiga de Sremski Karlovci, muito conhecida pela sua Catedral construída entre 1758-1762, em plena época Barroca, onde figura a mão mumificada do Santo Pai Nikolai, assim como pela vinícola Bajilo, que existe há 300 anos, passando de pai para filho em várias gerações.