• MARCHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A PREVENÇÃO CONTRA CÓLERA MARCA ABERTURA DA JORNADA MARÇO MULHER NO BENGO.


    Várias mulheres receberam materiais de higiene e saúde

    O Governo Provincial do Bengo realizou quarta-feira, 5 de Março de 2025, em Caxito, município do Dande, através do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, a abertura da Jornada Março Mulher 2025, inserida na celebração dos 50 anos de Independência Nacional.

    O evento iniciou com uma marcha de sensibilização visando a prevenção contra a cólera, flagelo que atingiu várias localidades da província desde Janeiro. A marcha, que partiu do Largo 10 de Dezembro, culminou na Bacia de Retenção, onde ocorreu o acto de abertura da jornada.

    Milhares de mulheres de diversos estratos sociais participaram massivamente, unindo suas vozes para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção contra a cólera e combater o surto da doença na província.

    Durante a abertura, na Bacia de Retenção, várias mulheres receberam materiais de higiene e saúde, ferramentas e utensílios, além de insumos agrícolas com vista ao empoderamento.

    Na ocasião, a governadora Maria Antónia Nelumba, que presidiu o acto, reconheceu que as mulheres no país e na província já alcançaram diversas conquistas e direitos em muitos domínios e níveis, mas ainda há um caminho a percorrer em direcção à igualdade de direitos.

    Para isso, a governante apelou às mulheres que se formem e produzam cada vez mais, avançando para a transformação de produtos. Na província, por exemplo, transformar produtos do campo, como o tomate, em doce ou polpa de tomate, entre outros, destacou.

    Diante do surto de cólera, a Governadora orientou sobre como tratar a água, preparar soro caseiro, e a utilização de latrinas, recomendando que as mulheres se tornem promotoras e agentes de saúde, colaborando sempre no cuidado do saneamento básico e da salubridade da comunidade.

    A governadora também apelou às mulheres para participarem activamente na sensibilização da juventude contra a vandalização de bens públicos.

    A efeméride está a ser comemorada sob o lema: "Para todas as mulheres e raparigas, direitos, igualdade e empoderamento".