• Ministro Da Defesa E Veteranos Da Pátria Visita Cooperativas De Antigos Combatentes No Bengo


    No âmbito das celebrações do 4 de Fevereiro, dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto Dos Santos "Liberdade”, visitou Quarta-feira, 03 de Fevereiro, duas cooperativas de antigos combatentes na província do Bengo, nomeadamente AJDM na Comuna do Úcua (Dande) e Campos Kimangumbu na comuna de Canacassala (Nambuangongo), com vista a auscultar os assistidos.

    A cooperativa AJDM é constituída por 34 famílias de ex-militares que se dedicam ao cultivo do tomate, abacaxi, banana, ginguba, milho, mandioca e citrinos, numa área de aproximadamente 500 hectares, dos 1071 hectares que a cooperativa dispõe, com uma produção anual que ronda as 50 toneladas, estando a enfrentar neste momento a situação de estiagem.

    Dedicam-se também a criação animal (porcos, cabritos e galinhas), tendo recebido 900 pintos do ministério da Agricultura, que foram repartidos entre os associados.

    A cooperativa agropecuária Campos Kimangumbu com uma área de 3600 hectares, tem 100 associados que se dedicam ao cultivo de produtos diversos, nomeadamente banana, citrinos (laranja, tangerina, limão), abacate, mandioca, ginguba, batata inhame e não só.

    Em Canacassala, no Nambuangongo, João Ernesto dos Santos, auscultou também os membros da cooperativa "Ngongo Panzo” que dispõe de uma área de 490 hectares, dos quais 49 em produção , com 60 associados que cultivam banana (de mesa e pão), gengibre, maracujá, ananás, milho, abacate, ginguba, café (em recuperação) e hortícolas, e projecta evoluir para uma agricultura mecanizada para aumento da produção.

    O secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikaya, anunciou a retoma brevemente do cadastramento e prova de vida dos antigos combatentes, com provável início no Bengo.