• Movangola No Bengo Realiza Palestra Sobre A Valorização Dos Ganhos Da Paz E Sua Manutenção.


    Para encerrar as actividades programadas em alusão ao mês da paz e reconciliação nacional, o Secretariado Provincial do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA) no Bengo, realizou quarta-feira 24 na Unidade dos Deficientes Físicos da Frente Militar Norte do Bengo na Comuna das Mabubas, uma palestra subordinada ao tema:"A valorização dos ganhos paz e sua manutenção".

    A palestra teve como Prelector, O Eng.º João Mpilamisi Domingos, Agro-economista, político e Deputado à Assembleia Nacional.

    Depois da mensagem de boas vindas lida pelo Comandante da Unidade dos Deficientes Físicos da Frente Militar Norte do Bengo, José Nicolau Jovete, o Secretariado Provincial do Movangola no Bengo, Almeida Pedro, apresentou os objectivos da realização da actividade, cujo acto de abertura foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.

    O Governante, ao dirigir-se aos presentes lembrou que Angola celebrou, a 04 de Abril de 2024, o 22° (Vigésimo Segundo) Aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, consagrado pelo Memorando de Entendimento assinado em 2002, entre as forças beligerantes na altura e que data, é sem dúvida, uma das maiores conquistas do povo Angolano, a seguir à Independência Nacional (11 de Novembro de 1975), pois marca a viragem decisiva, no processo político e de desenvolvimento de Angola."

    Disse ainda, que "essa paz que hoje desfrutamos é fruto do sacrifício concedido por muitos filhos desta Pátria, que com arma na mão abandonaram as suas famílias, arriscando as suas próprias vidas para defenderem os interesses da nação. E alguns destes bravos guerreiros estão presentes nesse local e infelizmente foram atingidos com balas, estilhaços, carregando algumas sequelas, tudo por Angola, pelo que solicitou a todos que rendessem uma singela homenagem com uma salva de palmas. "

    No decorrer da palestra o Prelector fez uma incursão histórica, desde o fim do colonialismo, a contribuição de Angola no Apartheid, a luta de liberação nacional, o alcance da paz com o calar das armas, o GRN (Governo de Reconciliação Nacional) e culminou a sua abordagem dividindo os ganhos da paz em três grandes dimensões nomeadamente a reconciliação, a reconstrução e o desenvolvimento Socioeconómico que permitiu a livre circulação de pessoas e bens.

    No entanto, ressaltou que é de todo importante, preservar esse bem maior que nos foi brindado pelo Ex-presidente José Eduardo dos Santos.

    Ao Jovens, referiu João Mpilamossi, que "é necessário ouvir e aprender com os mais velhos e estes por sua vez continuarem a orientar e ensinar insistentemente para termos cada vez mais um país melhor".

    O evento encerrou com um almoço de confraternização.