Milhares de pessoas visitaram os stands
Encerrou Domingo, 6 de Julho, a Décima Primeira Edição da Feira da Banana 2025, que decorreu sob lema "a banana na vanguarda do desenvolvimento da produção agrícola do Bengo".
A Gala de premiação foi presidida pela Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
O corpo de jurados, liderado pelo seu Presidente Edson Panda, elegeu nas categorias de grandes produtores a empresa Novagrolider, em primeiro lugar, as empresas Turiagro, em segundo lugar e Vida Fresh, na terceira posição.
Nos Pequenos Produtores o título ficou com o município de Kibaxe, que superou a concorrência de Muxaluando e Pango Aluquém, segundo e terceiro classificados respectivamente.
O prémio de Stand Revelação foi para o município do Ambriz, que revalida o título conquistado na edição anterior.
A Melhor Cobertura de Imprensa, foi a Rádio Bengo, do grupo RNA, tendo a TPA e ANGOP, conquistado o segundo e terceiro e lugar, respectivamente.
Na categoria da Indústria e Comércio, foram premiadas as empresas Nutry Pop Indústria (1º), Sino Ord (2º) e pela Ramky indústria e comércio (3º).
A Província do Uíge conquistou o prémio de Melhor Representação Provincial, numa categoria que teve apenas dois concorrentes, a par de Icolo e Bengo.
Para a categoria de Equipamentos e Instrumentos Agrícolas foi distinguido o Grupo Essapa, seguido pela Quintas Comercial e Centrocar.
O certame contou com mais de trezentos e oitenta expositores, que movimentaram cerca de quinhentos e oitenta toneladas de produtos diversos, com destaque para a banana, batata-doce e mandioca apresentados por trezentos e oitenta expositores dos doze Municípios do Bengo e de outras províncias participantes.
Durante os três dias da realização da feira, milhares de pessoas visitaram os stands, tendo a presente edição superado todas as expectativas em termos de variedade de produtos, com um volume de vendas na ordem de Cento e Cinquenta e Nove Milhões, Quatrocentos e Sessenta Mil Kwanzas.
A Feira da Banana foi instituída pelo Governo Provincial do Bengo em 2012 e tem sido a maior bolsa de negócios a nível da província.