• Operadores De Transporte Rural Apurados


    São 20 Operadores de Transporte de Mercadorias (OTMs) seleccionados, das 55 candidaturas recebidas, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR) - em cumprimento do Decerto Presidencial 19/21 de 20 de Janeiro.

    O anúncio foi feito hoje, Terça-feira 13 de Julho, após um trabalho minucioso de selecção realizado pela Comissão Provincial Multissectorial para o efeito, coordenada pelo vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Francisco Bartolomeu Pedro.

    O município do Dande com mais operadores habilitados, foi contemplado com 7 viaturas, Ambriz 4, os Dembos 3, Bula Atumba, Nambuangongo e Pango Aluquém com duas viaturas cada.

    Cada operador (seleccionado com base na apresentação de toda a documentação solicitada) tem o compromisso de reembolsar mensalmente a quantia de 200 mil kwanzas, no prazo de 4 anos, perfazendo um valor total de 9 milhões e seiscentos mil Kwanzas, quando o preço real das viaturas ronda os 40 milhões de Kwanzas, sendo a contrapartida subvencionada pelo Estado.

    Durante esses 4 anos até a amortização do crédito, as viaturas serão propriedade do Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA).

    O acto de apresentação dos operadores decorreu no Auditório General Foguetão, em Caxito, na presença do director nacional do Comércio e Desenvolvimento Rural, Allan Varela e da directora do gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Fátima Ramos Sebastião, em representação da governadora provincial Mara Quiosa.

    Allan Varela referiu que o grande objectivo desta acção é dinamizar o escoamento da produção nacional do campo para os grandes centros urbanos, desta forma aumentar a oferta e por conseguinte reduzir os preços, salientando que o aumento da oferta poderá impulsionar também o crescimento da agro-indústria nacional.

    Fátima Ramos Sebastião na qualidade de responsável do órgão executor do programa a nível da província, sublinhou que o processo de selecção é transparente e sério. Vai prosseguir um trabalho de fiscalização mas também de apoio aos operadores. A responsável recomendou aos operadores para trabalhar na província: ”quem concorreu no Bengo deve estar no Bengo”, referiu.

    Nos próximos dias, os apurados terão uma formação voltada à cadeia de valores e agronegócio.