• Palestra Domina Celebração Do Dia Internacional Da Mulher No Bengo


    A palestra promovida no âmbito da jornada "Março-Mulher” pelo governo provincial do Bengo por via do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género sobre "Principais causas de morte materna”, e realizada Segunda-feira, 8 de Março, na sede municipal de Bula Atumba, marcou a celebração da efeméride na província do Bengo.

    O professor mestre António Malembani, na qualidade de prelector fez breve incursão no tema com três momentos nomeadamente conceito, causas e medidas preventivas, apontado que de Janeiro de 2020 a Janeiro de 2021, Bengo registou 14 mortes maternas por hipertensão, malária e outras causas, 398 abortos que resultaram em 3 óbitos tendo nesse propósito aconselhado a adesão as consultas pré-natais e a evitar partos domiciliares.

    "As mulheres de Bula Atumba participam em diversos níveis nos programa implementados no município e estão engajadas na luta contra a COVID-19, assumindo um papel de liderança…” lê-se na mensagem de boas vindas da administradora anfitriã Maria Gomes Luís.

    A exibição de música popular e gospel, poesia, teatro, dança, desfile da mulher camponesa e uma visita a exposição de produtos locais, conformaram o programa do acto provincial que decorreu sob o lema "Mulheres na liderança: Rumo ao empoderamento económico em tempo da Covid-19”.

    O vice-governador para o sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, que presidiu o acto em representação da governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, destacou o papel da mulher no processo de diversificação da economia através da agricultura, desde a sementeira ou plantação, transformação, conservação e comercialização dos produtos.

    Por outro lado, apelou a não baixar a guarda na prevenção e combate a Covid-19, para que em breve se possa voltar ao normal convívio.