• Palestra Marca Celebração Do Dia Da Mulher Africana


    Mulheres da província do Bengo juntaram-se Sexta-feira 30, em Muxaluando, sede municipal de Nambuangongo para festejar antecipadamente o Dia da Mulher Africana, instituído em 1962, na Tanzânia e celebrado anualmente a 31 de Julho.

    A culminar a Jornada da Mulher Africana foi realizada uma palestra sobre o tema "Inclusão Financeira das Mulheres - Desafios e Oportunidades”, tendo como prelector Agisaldo Papel, director do centro de formação profissional de Caxito.

    O orador assentou o sua dissertação na necessidade de "Apoio ao empreendedorismo e empoderamento da mulher”, que deve ser reforçado com os princípios de "liderança, tratamento justo, garantia de saúde, promoção da educação e desenvolvimento integral”, todos adoptados pela Organização das Nações Unidas - Mulher (ONU-Mulher).

    Domingos Lourenço, administrador municipal de Nambuangongo a quem coube a mensagem de boas vindas, exortou a sociedade a lutar pela emancipação da mulher, pois "empoderar uma mulher é empoderar uma sociedade”.

    A titular do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Felisberta dos Anjos apelou a "uma atenção especial à mulher, enquanto responsável por 70 porcento da prestação de serviços sociais e de saúde”.

    O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva que representou no acto, a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, realçou "a valiosa contribuição da mulher nos processos da sua emancipação”, assim como "uma maior inclusão na discussão e solução das questões globais, com base nas suas aptidões específicas”.