• PAPEL DA MULHER DE CARREIRA JURÍDICA NA GOVERNAÇÃO ANGOLANA REFLECTIDO NO PRIMEIRO FÓRUM PROVINCIAL DA MULHER JURISTA DO BENGO


    Primeiro Fórum da Mulher Jurista

    O Governo Provincial do Bengo em parceria com a Associação Angolana de Mulheres das Carreiras Jurídicas, realizou terça-feira 11 de Março, no auditório General Foguetão no município do Dande, o Primeiro Fórum da Mulher Jurista da província Bengo.

    O evento enquadrado nas festividades dos cinquenta anos de Independência Nacional, permitiu reflectir sobre o Papel da Mulher de Carreira Jurídica na Governação Angolana, tema apresentado pela jurista Maria Capemba.

    A Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na sua intervenção, destacou em grande medida o papel importante da mulher jurista em Angola, em particular as da província do Bengo.

    "A carreira jurídica, até há pouco tempo dominada completamente por homens, tem conhecido um número crescente de mulheres, o que constitui um inestimável contributo para o desenvolvimento económico e social do país".

    Pois, as cerca de cem mulheres juristas na província, justificam que a organização funcione em pleno e cumpra com os objectivos e metas da Organização Nacional.

    A Associação Angolana de Mulheres das Carreiras Jurídicas, esteve representada pela Comissária Chefe da Polícia Nacional na reforma, Margarida de Jesus da Trindade Jordão, membro da Direcção.

    O Fórum, serviu ainda para apresentação oficial da Coordenadora do Núcleo da Província do Bengo, a jurista, Maria Miguel Baptista.

    Prestigiaram o evento a Meritíssima Juíza Presidente do Tribunal da Comarca do Dande Vânia Lima e Silva, demais juízas do Tribunal de Comarca do Dande, mulheres juristas representantes dos gabinetes e administrações provinciais, responsáveis do ensino e de associações religiosas.